Cada vez que eu piso no chão Nazaré sai do lugar!

(22/11/10)

ARTE PARA DAR O QUE FALAR
Artistas plásticos fazem residência artística e desenvolvem trabalho com jovens surdos

Nazaré da Mata foi o local escolhido por 6 artistas plásticos pernambucanos que irão fazer residência artística trabalhando, através de oficinas, com grupo  de 60 jovens surdos dos municípios da  zona da mata, atendidos Centro de Referência e Formação da Criança e Adolescente Surdos (Crefas). A ação acontece até o dia 10/12 e recebe o nome de “Arte para dar o que falar”.Após este período, o projeto, cujo financiamento é do Funcultura, ganha exposição permanente dos trabalhos na principal praça da cidade, no Parque dos Lanceiros. A abertura será no dia 12/12 com um grande show e performance VJ.

Para aplicação das oficinas serão formadas duplas de artistas que irão,  semanalmente, aplicar oficinas de arte para esses jovens que na segunda metade do projeto  usarão  o conhecimento  em intervenções  urbanas coletivas. Os artistas  são Izidório Cavalcanti, Fábio Rafael, Thelmo Cristóvam, Galo de Souza, Jacaré e Mozart Santos.

Além do Funcultura, “Arte para dar o que falar” é apoiado pela Cáritas Regional NE II, Cáritas Suíça, Crefas e Prefeituras da cidade de Nazaré da Mata.

Crefas – nasceu da solidariedade entre instituições da Suíça (Cáritas Suíça e Associação de Surdos de Zurique) e do Brasil (AMUNAM– Associação das Mulheres de Nazaré da Mata e Cáritas Regional NE II) e presta atendimento a crianças surdas desde 2006.
Conheça como cada artista irá trabalhar:

Izidório Cavalcanti – pesquisa com pintura em objetos pessoais dos alunos criando links de afetividade entre eles;

Fábio Rafael – pesquisa com monotipia e criação de cartazes lambe-lambe;

Galo de Souza – Oficina de grafitagem;

Jacaré – construção de esculturas a partir de sucata realizando trabalhos com garrafas PET;

Mozart Santos – criação de máscaras de molde vazado (stencil) para pintura e teatro de sombras com as mãos e captação de imagens em vídeo com performance vj e

Thelmo Cristóvam – pesquisa psicoacústica, em ramo multidisciplinar, que envolve áreas transversais como matemática, física, biologia e música. A intenção é entender como funcionam os processos cognitivos, físicos e biológicos da escuta.

SERVIÇO:
“Arte para dar o que falar”
Sugestão e entrevista: Mozart Santos 81.8728.4434 ou Daniela Azevedo 81.8899.6627
Assessoria de imprensa: Carol Andrade 81.9684.0115

AGENDA:

Dia 26/10/2010 realizamos mais uma reunião para criar a agenda de viagens e o plano de ação. Buscando um usofruto maior para os alunos decidimos fazer as viagens em duplas, acontecendo da seguinte forma:

  • Dia 05 de novembro mozart e daniela viajaram com jacaré, fábio rafael e izidório para acertos de pré-produção com magdala rodrigues, gerente do crefas e com o secretário de cultura da cidade de Nazaréda Mata Dário Veiga.


magdala

  • dia 14 de novembro galo e jacaré fizeram sua viagem;

jacaré

galo

mozart

dani

lívia

  • no dia 22 foram de mozart e thelmo;

  • Já em 29 de novembro foi a hora e a vez de F.Rafael e Izidório.

A partir do dia 6 de dezembro todos os artistas se juntarão no crefas com seus alunos para a realização da grande intervenção urbana no centro das cidades de nazaré da mata, lagoa do carro, lagoa de itaenga, tracunhaém e carpina.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s